terça-feira, 9 de junho de 2009

Chanel





Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida por Coco Chanel Nasceu em 19 de agosto de 1883. Devido ao falecimento precoce de sua mãe ela foi educada em colégio interno do qual só veio a sair aos vinte anos de idade. Procurou em
prego na área do comércio, dança e também fez teatro. Ela teve inúmeros casos amorosos, foram os homens que a ajudaram a lançar seu negocio, em especial o grande amor de sua vida o milionário inglês Arthur Boyle, que a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéu que fez com que ela se tornasse um sucesso e aparecesse nas revistas famosas de moda de Paris.


Apos ser trocada por outra mulher e também a morte em um acidente de carro de seu amor, ela abriu sua primeira casa de costura. Foi do guarda roupa masculino que ela fez seu estilo, ela queria libertar a mulher da dependência em relação ao homem e para isso se utilizou do chique. Chanel foi a maior criadora de moda de todos os tempos; juntava feminino e masculino, simplicidade e luxo. Libertou a mulher dos trajes desconfortáveis do inicio do século 19 e reproduziu sua própria imagem a mulher do século 20 independente, com estilo e personalidade. Como ela mesma disse “Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”
Conheceu muitos artistas importantes como Luchino Visconti e Pablo e Picasso. Vestiu muitas atrizes de Hollywood e seu estilo ditou moda no mundo todo.
Desenvolveu também perfumes com sua marca e o mais famoso foi o nº5 seu algarismo da sorte.
Durante a segunda guerra mundial ela teve um romance com um oficial alemão o que com que os franceses a conceituassem mal e parecem de frequentar sua casa, o que fez com que ela tivesse dificuldades financeiras e para manter sua casa aberta começou a exporta para o outro lado do atlântico e se mudasse para a Suíça.
Depois de algum tempo voltou a residir na França e em 10 de janeiro de 1971 veio a falecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário